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    Neste Inverno a Direcção Geral do Consumidor e a UGC alertam


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    PROJECTO APOIADO PELO FUNDO PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

    CENTROS DE ARBITRAGENS OBRIGATÓRIAS PARA EMPRESAS

    Entrou em vigor a 23 Fevereiro corrente, a obrigatoriedade de as empresas divulgarem as entidades de resolução alternativa de litígios (RAL) competentes para diminuírem conflitos com consumidores.

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    CARJACKING

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    Carjacking
    Recomendações da Policia Judiciaria

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    FIM DO NIB – SAIBA O QUE VAI MUDAR

     O número de identificação bancária (NIB) desaparece e, a partir desta segunda-feira, dia 1 de Fevereiro, todas as transacções terão que ser identificadas com o número de identificação bancária (IBAN) que passa a ser o único indentificador das contas bancárias.Este código corresponde aos 21 dígitos do antigo NIB antecedidos de PT50 (correspondente ao código do país – Portugal)

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    UGC CELEBRA PROTOCOLO COM A FUNDAÇÃO INATEL

    No dia 6 de Dezembro de 2015 foi assinado um protocolo entre a UGC – União Geral de Consumidores e a Fundação INATEL com vista a desenvolver uma cooperação institucional mútua no que respeita às atividades de lazer, cultura e desporto, ligadas ao aproveitamento dos tempos livres dos seus sócios.

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    PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DE CAUÇÕES FOI ALARGADO

    O Governo decidiu prolongar até 31 de Julho de 2016 o prazo para os consumidores requererem a restituição das cauções. Assim, até 31 de Julho de 2016, os consumidores podem reclamar o reembolso das cauções prestadas no âmbito dos contratos de fornecimento de água, luz e gás celebrados até 1999.

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    Ainda a propósito dos suplementos alimentares…Conheça a opinião do Dr. Mário Beja Santos

    Não me surpreendeu o teor do comunicado conjunto das Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos protestando contra as bandalheiras da publicidade aos suplementos alimentares, no caso em apreço um suplemento com cálcio que tem que ser tomado com a indicação de um profissional de saúde.
    Para se entender bem os permanentes riscos e atentados à saúde pública que esta publicidade infrene é capaz, contextualizemos a questão.
     

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    OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

     Os consumidores portugueses estão a ter divulgação constante e sistemática, nos órgãos de comunicação social e nos meios informativos de telecomunicações, de produtos que são designados de suplementos alimentares mas que, na sua essência e visibilidade, se destinam a actuar em áreas de risco induzido para a saúde pública: são anúncios dirigidos directamente ao consumidor referindo-se a produtos para a descalcificação óssea, a potenciação sexual, o rejuvenescimento, a memória, entre outras áreas, que não especificam qualquer certificação dos componentes usados, nem do doseamento, por parte de Entidade Reguladora que suporte os efeitos apregoados ou alerte para eventuais perigos na cadeia alimentar e que não estão tipificados na legislação em vigor.

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    Ausência de informação nas Mensagens Publicitárias

    A pedido da Direcção Geral do Consumidor a UGC divulga o seguinte aviso, destinado aos consumidores, sobre ausência de informação nas Mensagens Publicitárias e divulga também a seguinte recomendação daquela entidade destinada aos operadores económicos sobre informações substanciais nas mensagens publicitárias

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    UGC ALERTA: DEVOLUÇÃO DE CAUÇÕES AOS CONSUMIDORES

    O prazo para entrega de pedidos de restituição de cauções termina dia 31 de Dezembro de 2015.
    Quem tem o direito à devolução de caução?
    Os consumidores (domésticos) titulares de contratos de serviços (eletricidade, gás canalizado e água) celebrados até 1999, e cuja caução prestada ainda não lhe tenha sido restituída pelas entidades prestadoras destes serviços através de débito direto ou de acerto na fatura.

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    Televisão Digital Terrestre

    Da televisão analógica para a televisão digital (TDT), um procedimento contra a MEO
    Em 2012 foi possível os canais nacionais de acesso livre ter entrada exclusiva através do sinal digital, e desde então a rede tem sido ajustada.
    A Meo, anterior PT Comunicações, também atualizou as alterações introduzidas na rede e obrigou-se a corrigir a divergência entre o tipo de cobertura efetivamente disponível e a informação divulgada.

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    Dicas para poupar com a saúde

     Com a chegada do Inverno adensam-se as preocupações com os cuidados de saúde. Os números mostram que as famílias estão a gastar mais dinheiro com a manutenção da sua saúde. Segundo um relatório da OCDE divulgado em Novembro de 2013 mas referente ao ano 2011, as famílias portuguesas gastavam na altura 4,3% do seu rendimento nesta área, um valor que compara com os 2,9% registados pela média dos países da OCDE. Este aumento das despesas das famílias é um reflexo da crise económica e dos cortes que o estado tem feito na despesa dedicada aos cuidados de saúde.

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    ENERGIA FOTOVOLTAICA É O FUTURO PARA OS CONSUMIDORES

    Se instalar painéis fotovoltaicos como unidades de produção para autoconsumo, veicula automaticamente a energia para consumo próprio não precisando de a adquirir aos comercializadores e o excesso pode vende-la ao preço do mercado grossista.

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