COMO ORIENTAR AS DESPESAS MENSAIS
Quando 1/3 dos portugueses têm 50% ou mais de despesas fixas no seu orçamento familiar torna-se frequente que os consumidores não dêem importância às suas poupanças, quando tudo o que os rodeia implica gastar mais para o consumo global.
Quase todos os produtos são hoje manufacturados de molde a terem um prazo limitado de vida até serem substituídos por outros. Nós temos de combater esta ideia de consumo tentando obter prazos alargados de duração dos produtos.
Mas isto implica conhecer as regras do mercado produtor e obter legislação em conformidade.
Mas não só o consumidor tem de estar consciente da durabilidade dos produtos que adquire, como deve traçar uma orientação no seu próprio consumo adoptanto medidas de poupança:
1. Para isso deve delinear um orçamento mensal e gastar sempre menos do que recebe.
2. Fazer um aforro com o remanescente do mês é o ideal, pois permite-lhe ter de parte uma verba para utilizar quando estritamente necessário.
3. Não utilizar sistemas de crédito a não ser em situações limite, pois além dos juros que vai pagar, encarecendo o produto, terá de retirar ao rendimento mensal o valor do crédito e depois é uma espiral de crédito em cima de crédito até à insolvência.
Estas ideias são ajudas para que o consumidor seja capaz de ter uma vida melhor, mais tranquila, sem ir na onda do consumismo feroz e ardiloso.
Seja previdente, pois só ganhará com isso.
Foto: Divulgação / Internet
« VOLTAR



















