COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS - UM NOVO PORTAL DO CONSUMIDOR
Para os consumidores atentos aos problemas que se levantam sobre comunicações electrónicas, sobretudo depois do aumento de 35% do preço nas contratualizações dos pacotes sem fidelização, é importante que se possa recorrer à análise de custos das operadoras de forma a encontrar a melhor opção para o consumidor.
A UGC, numa análise à situação do mercado, entende que o aumento do preço, pelas operadoras, nos pacotes de TV + Telefone Fixo + Internet sem fidelização de cerca de € 952,00 o mais caro, a € 633,00 o mais barato, configura uma distorção concertada do mercado que põe em causa a livre concorrência.
Deste modo a UGC não deixará de agir junto das várias tutelas do sistema.
Enquanto isso, podem os consumidores consultar o novo portal do regulador das telecomunicações (ANACOM) que esclarece, entre outros, os problemas que se enumeram:
Dúvidas e direitos sobre serviços postais
Simular e comparar tarifários utilizando a opção COM.escolha
Consultar os Guias do Consumidor e Dicas para Resolver Problemas
Aceder a Minutas para reclamar junto do operador
Apresentar Reclamações
Testar a velocidade real da sua ligação à Internet e compará-la no NET.mede
A UGC dar-lhe-á todo o apoio na resolução destes e de outros problemas relacionados com os direitos do consumidor.